Geopark Araripe

  • Geopark Araripe

Geopark Araripe

O Geopark Araripe está localizado na porção sul do estado do Ceará, na região denominada Cariri, conhecida pelo verde em meio ao semi-árido do estado. Nele encontram-se nove sítios paleontológicos e geológicos classificados segundo a história da terra e prevalência científica, estes sítios são denominados de Geossítios.

Com o objetivo de incentivar ainda mais o turismo na região, oferecemos passeios guiados com roteiros histórico/culturais e de ecoturismo pelos geossítios e municípios que fazem parte do Geopark Araripe (Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri). Também oferecemos um roteiro para o município de Exu-PE, que possibilita uma viagem às raízes e obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O "Doblossauro" está disponível no hotel para os hóspedes e não-hóspedes.

Agende seu passeio na recepção e conheça as riquezas culturais e as belezas naturais do nosso Cariri!
Clique e escolha seu roteiro:

Geopark Araripe
Além dos passeios guiados, temos também um mini museu – pequeno centro de exposição – onde os visitantes e hóspedes podem conhecer um pouco sobre cada parte que compõe o Geopark Araripe.

A visita é guiada por um dos guias associados, a riqueza de informações que eles transmitem é de fundamental importância para que se possa conhecer valiosos detalhes da história do Cariri.

Cicloturismo

Geopark Araripe

Para quem gosta de atividades ao ar livre, o passeio pela Floresta Nacional do Araripe também pode ser feito de bicicleta!

Além de conhecer a maior singletrack do Brasil (um caminho por onde somente se anda em fila), os ciclistas podem apreciar o canto dos pássaros, como o Soldadinho do Araripe, que só é encontrado na região, e contemplar o Vale do Cariri, por meio dos seus mirantes.

São duas trilhas por caminhos sinuosos e protegidos da luz do sol. A Belmonte, com 17 km de percurso, é uma trilha bastante plena e sombreada, tendo como seus principais atrativos os mirantes Serrano e Coruja, ideal para iniciantes do mountain bike (passeio de bicicleta na montanha). Já a trilha do Picoto, com 25 km de mata preservada, é um labirinto que exige o acompanhamento de um guia experiente. A trilha leva esse nome porque um de seus principais atrativos é o mirante onde está localizada a Cruz do Picoto, um cruzeiro fincado há mais de 80 anos por moradores locais.

As Trilhas da Chapada do Araripe são realizadas por uma empresa especializada, chamada Trilhar, em parceria com o nosso hotel.
Agende seu passeio diretamente com a Trilhar e vivencie essa experiência única!
Ernesto Rocha - trilharetudo@gmail.com

(88) 99904 6263 - TIM
(88) 98808 6251 - OI